Nami: uma experiência única da culinária latino-asiática em Búzios

Uma das mais conhecidas e descoladas praias de Búzios, a famosa Geribá, também é um local onde se pode apreciar uma culinária de altíssima qualidade. Há pouco mais de quatro anos o paulista João Ricardo Yoshida (34 anos) aportou na cidade com familiares, mais precisamente no canto direito do bairro, com uma proposta bem instigante e interessante de um gastrobar, trazendo como especialidade a culinária que ele gosta de chamar de latino-asiática, com muita influência da cozinha de fusão do Nobu (o chef teve passagem pelo restaurante de Miami), unindo a japonesa com a peruana.

Trata-se de um charmoso espaço com comidas de preparos sofisticados, ingredientes de qualidade e drinks em um ambiente despojado, excelente para um pós-praia ou saída noturna, com inúmeras opções seja para quem está só, acompanhado ou com amigos. Atualmente, é reconhecido como o local das “comidinhas” perfeitas para serem compartilhadas em Búzios.

Logo ao chegar, o cliente se depara com um atendimento de primeira, que o recebe de forma tão educada e gentil, apresentando o que eles chamam de “experiência Nami”. Sabe aquele lugar que você chega e se sente bem, quase íntimo de todo mundo? Pois é, assim é o Nami. No repertório musical, pop-rock internacional com pegada de surf music, que associada à decoração no estilo praiano, contribui para criar essa atmosfera de descontração.

A casa conta com um cardápio fixo e outro variável, este último disposto no mural localizado em uma das paredes do estabelecimento. E também com o Omakase, que na culinária japonesa corresponde ao Menu Degustação ou Confiança e que significa “deixo aos seus cuidados”. Para quem vai pela primeira vez, consideramos esta a opção mais indicada, já que o cliente poderá viver a experiência provando diversas entradinhas, um ou dois pratos principais e uma sobremesa. Tal menu está disponível em dois valores: R$180,00 para o completo de 9 tempos e R$165 para quem preferir apenas um prato principal, ou seja, o mesmo menu só que com 8 tempos. É necessário que o cliente faça reserva antes se for optar pelo Omakase e caso tenha algum tipo de restrição, as atendentes prontamente apresentarão possíveis substituições.

O menu começa com o Arroz Crispy, que são cubos crocantes de arroz para sushi com tartar de atum ou vegetais, entrada bem leve e delicada, perfeita para despertar suas papilas gustativas. Em seguida, o cliente é presenteado com o Taco de Camarão (sensacional) e que é “a prata da casa” e dos itens mais pedidos e queridinhos dos clientes. Ele vem com camarões grelhados, guacamole, vinagrete e spicy mayo (maionese à base de sriracha), levemente apimentado e que juntos formam uma combinação praticamente perfeita. Depois é a vez do trio de tiraditos, que no dia era composto de tiras finas de peixe branco com molho da pimenta peruana ají amarelo, tiras finas de atum sob molho de fusão japonesa e peruana (chamado de Nikkei) e finas fatias de salmão com molho oriental de shoyo cítrico e azeite de gergelim (Oriental).

Tacos de Camarão: um dos mais pedidos da casa

A quarta etapa apresenta outra entrada famosa da casa: o Ceviche Chicarrón Spicy, que combina peixe fresco com a crocância da lula frita e molho de ají amarelo, super suave e refrescante, ótima escolha para dias quentes e que no menu degustação antecede a Tapa de Polvo Anticuchero, cujo molho de ají vermelho e amarelo formam a base para o polvo grelhado se unir à batata doce.

Ceviche Chicarrón Spicy
Tapa de Polvo Anticuchero

No Omakase, o primeiro prato principal é o Fish Yaki (peixe do dia grelhado no carvão com molho tarê, acompanhado de vegetais grelhados, gohan com fukikake e cebola picles – que não experimentamos), já que optamos por provar o Black Cod (peixe de águas profundas com o mesmo processo de salga do bacalhau) que vem marinado e gratinado com molho agridoce de missô e acompanhado de Gohan (arroz japonês). Tal prato não faz parte do Omakase, mas se trata de uma relíquia, já que é importado do Alasca e o estabelecimento é o único local na cidade que trabalha com esse peixe de textura firme e sabor forte, com um leve amargor que acentua sua sofisticação.

Black Cod

Finalizada a etapa de peixes e frutos do mar, o menu nos traz o incrível Pork Belly, que junta barriga de porco crocante com salsa pico de gallo e molho caramelizado de missô, formando uma espécie de “torresmo carnudo agridoce”, capaz de agradar os paladares mais exigentes. Em seguida, o segundo prato para quem opta pelo Omakase completo, que é um Filé com Crosta de Cogumelos e musseline de kabocha (no Brasil popularmente conhecida como cabotiá ou abóbora japonesa).

Filé com crosta de cogumelos
Pork Belly

De sobremesa, a queridinha Cup Choco Mousse composta de creme de chocolate e missô, praliné de amêndoas, sorvete de creme e mousse de chocolate. Para os amantes de café, o Frapuccino pode agradar com uma mousse de cappuccino, sorvete de creme, crocante de amêndoas e doce de leite. Para harmonizar com esses pratos, o chef indica os saquês importados que a casa dispõe (mais de 6 rótulos) ou cervejas artesanais.

Cup Choco Mousse e Frappuccino

Ou seja, uma experiência que nos faz viajar através do paladar para países latinos, principalmente Peru (apesar de algumas referências ao México também), e asiáticos, mas com ingredientes bastante utilizados na culinária brasileira e que juntos apresentam um pouco da proposta do estabelecimento, ideal para quem busca gastronomia de qualidade em um ambiente descontraído, bem praiano. Ou seja, a cara de Búzios!

Chef João e equipe

O Nami participa pela segunda vez do Festival Gastronômico de Búzios, na Praça dos Ossos. Reservas: (22)99803-0190. Endereço: Rua Gerbert Perissé, 1023, Geribá, Búzios. Funciona de quarta à sexta, das 18h às 23h; sábado das 13h às 23h e domingo das 13h às 17h.

Texto e fotos pela jornalista e blogueira Érica Beranger

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s