Rocka: pé na areia e alta gastronomia numa combinação perfeita em Búzios

O que esperar de um lugar com sofás e ombrelones em espaços gramados de frente para o mar agitado e bem sonoro da Praia Brava, em Búzios? Um cenário paradisíaco, com gente bonita, diversos sotaques, vento suave, atendentes que esbanjam simpatia, drinks bem executados e refrescantes. Somados ao talento de um chef que consegue extrair o que a região tem de melhor em termos de produtos e dar um toque singelo e elegante com sofisticação e muito, muito sabor. Temos aí um casamento perfeito chamado Rocka Búzios. Um lugar com hora pra chegar e sem hora pra sair, já que é possível (e ideal) passar o dia por lá.

O Beach Lounge completa 10 anos em 2019 e tem à frente Gustavo Rinkevich. Talentosíssimo chef argentino que antes de aportar em Búzios passou por diversas cozinhas na Espanha, onde pegou bagagem suficiente para conduzir o restaurante buziano. Verão após verão o estabelecimento se consolida no balneário, que normalmente serve como vitrine de chefs em potencial, tornando-se não apenas uma referência na cidade, mas foco de atração de grandes nomes da gastronomia nacional e internacional. E Gustavo, esbanjando simpatia, pé na areia e simplicidade no modo de servir garante uma experiência de alto nível utilizando ingredientes locais (peixes frescos, sementes de aroeira, pitanga, etc) e outros bem brasileiros, com técnicas e conhecimentos contemporâneos, tendo a utilização da brasa uma marca registrada.

Gustavo Rinkevich, Jackeline Chagas (sous-chef) e equipe na sua cozinha

Foi assim que numa tarde de sábado bem quente fomos recebidas por uma equipe sempre sorridente e tivemos a oportunidade de degustar alguns preparos que o chef escolheu. Começamos com um cristal de batata com tartar de fraldinha, gema de ovo curada e ouriços, um tartar de namorado (peixe bem característico da região) com crocante de arroz, folha de shissô e algas, além de um ovo perfeito (aquele redondinho com a gema mole para ser estourado à mesa) com duxelle de cogumelos, espuma de inhame e pipoca de quinoa no azeite de limão confitado. Uma pequena amostra do chef para o inverno buziano, sendo o último um dos escolhidos para representar seu restaurante no 18º Festival Gastronômico de Búzios, em sua participação na Praça dos Ossos.

Snacks: tartar de fraldinha à frente e tartar de namorado ao fundo
Detalhes do Tartar de fraldinha com gema de ovo curada e ouriços no cristal de batata
Tartar de Namorado com crocante de arroz, shissô e algas
Ovo perfeito com duxelle de cogumelos, espuma de inhame e pipoca de quinoa no azeite de limão confitado: entrada que será servida no 18º Festival Gastronômico de Búzios

Em seguida, Tiraditos de Vieira, com abacate, morango, crocante de arroz com tinta de lula e flor de feijão borboleta que juntos mais pareciam uma obra de arte, de encher os olhos de tanta beleza e cor, mas leveza de sabor. Entre uma entrada e outra, o barman Douglas Mendes nos presenteou com drinks ótimos para o programa à beira-mar como o Gin Rocka Summer (gin, folha de vinagreira e purê de Yuzu – fruta cítrica do leste asiático com sabor que se assemelha à tangerina) e o delicioso Moscow Mule, coquetel à base de vodka, cerveja, xarope de gengibre e limão desidratado, bebida que de uns anos pra cá caiu no gosto do brasileiro, cuja marca registrada é a canequinha de cobre em que é servida.

Tiraditos de vieira: uma obra de arte
Gin Rocka Summer
Moscow Mule

Recebemos uma Lula à Provençal, prato bem típico do litoral, que aparentemente não “teria nada demais”, se não fosse a matéria-prima de excelente qualidade, que segundo o chef vem de Arraial do Cabo (local com as melhores lulas da região) e tempero e cozimento na medida. Aquela simplicidade de sabor com execução perfeita que torna a experiência digna de ficar na lembrança. O segredo, de acordo com Rinkevich, está exatamente no preparo – “aprendi na Espanha que o bom tempero leva alho, cebola, um bom azeite, salsinha e sal”. Vale destacar também o pão de fermentação natural, perfeito para acompanhar as lulas, que assim como as massas, são feitos na casa. “Fazemos tudo por aqui. Até os embutidos são de fabricação da La Choriceria”, charcutaria de propriedade do chef, de sua esposa e de Gonzalo Vidal, chef do 74 Restaurant.

Conversa vai, conversa vem, nos chega o Spaguetti ao Vôngole, com bottarga (ou butarga de ova de tainha) artesanal (também feita por eles), de sabor bem acentuado e gosto de mar, ideal para pessoas que já estão acostumadas a ingredientes mais exóticos e que curtem a presença marcante do sal. Pra quem ama o mar e todos os seus sabores e odores, o spaguetti com aquela vista e brisa formam o casamento perfeito.

Spaguetti ao Vôngole

E quando você pensa que acabou ou que o chef já havia mostrado todo o seu talento, chega a sobremesa. Uma, duas, três! Uau! Começamos com uma sopa de chocolate branco com sorbet e coulis de Maracujá. Sobremesa esta que também será apresentada durante o festival, em julho. Sabor suave do chocolate branco (não tão doce como normalmente vemos por aí) se juntou perfeitamente ao cítrico adocicado do maracujá. Já estávamos mais que satisfeitas, quando chega o quindim (que nem de longe lembra aqueles açucarados que encontramos nas padarias) com sorbet de framboesa e espuma de coco, uma das mais pedidas do restaurante e simplesmente perfeita. Pra finalizar, aquela que é indicada para os chocólatras e de paladares menos doces – torta de chocolate 70% com tuile de cacau, espuma de cumaru e sorbet de cupuaçu, dos deuses!

Sopa de chocolate branco com coulis e sorbet de maracujá: sobremesa que também será servida no festival em 2019
Quindim com sorbet de framboesa e espuma de coco
Torta de Chocolate (70%) com tuile de cacau, espuma de cumaru e sorbet de cupuaçu

Enfim, uma experiência completa que desperta nossos cinco sentidos de maneira exuberante a começar pela visão, com aquele cenário paradisíaco, olfato (pelo cheiro do mar e do que vem da cozinha do Rocka), paladar (óbvio), audição (música descontraída e ondas do mar) e tato (pé na areia). Um lugar para chegar, ficar e voltar muitas vezes.

O Rocka Beach Lounge & Restaurant participa pela segunda vez no Festival Gastronômico de Búzios, na Praça dos Ossos. Endereço: Rua da Praia, 13 – Praia Brava – Búzios. Funciona de segunda a quinta das 11h às 17h, de sexta a domingo das 11h às 18h. Reservas: (22)2633-6159 / 2623-5852 / 99735-1529 – http://www.rockafish.com.br

Texto e fotos da jornalista e blogueira Érica Beranger

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s