Peixes e Frutos do Mar dominam o menu do Festival Gastronômico de Búzios em 2019

Por ocorrer em uma cidade litorânea, não é nenhuma novidade que os peixes e frutos do mar sejam maioria entre os participantes do Festival Gastronômico de Búzios. E em 2019 não será diferente. Dos 72 pratos e entradas, 32 apresentam um desses ingredientes.E as aplicações são bem variadas. Se você não abre mão de um bom peixe ou frutos do mar veja abaixo onde encontrá-los.

Pratos com Peixe:

Atum, salmão, namorado, cherne e pargo são alguns dos peixes que serão servidos no festival em 2019.

Na Orla Bardot ele aparece no exótico e criativo prato do Salt – Atum em crosta de gergelim com purê de wasabi, crispy de batata doce e couve; no Bar do Zé com o Cherne ao molho de shimeji com camarão e risoto de limão siciliano; e na Moquequinha de Peixe e Caranguejo do Rincón.

Atum em crosta de gergelim com purê de wasabi do Salt: estará na Orla Bardot
Cherne com shimeji e camarão: aposta do Bar do Zé

Na Rua das Pedras o Pátio Havana apostou no peixe grelhado com molho de açafrão, creme de fraiche, pimenta dedo de moça, abacaxi confitado com aipim crocante e farofa de castanha. Já o Enu apostou na utilização do salmão no temaki hot que também leva cream chease, arroz, nori e panko, com molho teriyaki.

Peixe grelhado com molho de açafrão do Pátio Havana estará na Rua das Pedras

Na Manoel Turíbio de Farias o Ceviche do Chilenazo vem com salmão e pargo, além de camarões, cebola roxa, pimentão e coentro. O Puro Sabor também traz Salmão, mas como recheio de seu ravióli de massa caseira com ciboulette e molho de tomate cereja ao vinho branco. Já o Mineiro Grill aposta no filé de peixe para a sua tradicional Moqueca de Frutos do Mar.

Salmão aparece no recheio do ravióli do Puro Sabor, na Turíbio de Farias
Moqueca de filé de peixe e frutos do mar do Mineiro Grill

No Porto da Barra, o Mercado do Porto traz um Namorado ao Mediterrâneo, que vem acompanhado de musseline de batata e touille de parmesão. Já o Donna Jô faz uma releitura do Poke Havaiano (que normalmente vem com atum) numa versão com salmão, arroz, abacate, chips de batata doce, molho e algas.

Namorado ao Mediterrâneo no Mercado do Porto

Já na Lagoa dos Ossos, o peixe aparece no Ceviche marinado no leite de tigre com purê de batata doce, canchita e milho da Cucharita Peruana.

Ceviche da Cucharita Peruana com peixe branco na Lagoa dos Ossos

Frutos do Mar:

Eles são sempre maioria, principalmente o camarão. Esse crustáceo tão querido aparece no Camarão Papaya com Arroz Basmati do La Gare, na Praça dos Ossos, no Fettuccine de espinafre com cogumelos Porto Bello ao molho bisque trufado do Capim e no Rolinho de Camarão com Geléia de Coentro do Rappanui, sendo estes dois últimos na Lagoa dos Ossos.

Camarão Papaya do La Gare: Praça dos Ossos
Fettuccine de espinafre com camarões e cogumelos Porto Bello do Capim

Na Rua das Pedras, o camarão aparece como destaque em duas massas. O Primitivo traz um Raviolone recheado com camarão, alho poró e cogumelo fresco com molho de camarão picado, aneto, manjericão e azeite de oliva italiano trufado. Já o La Dolce Vita vem com Sorrentinos de camarão e gengibre alla bagna cauda. Já o Tierra Chica vai trazer um linguine de açaí ao molho de frutos do mar. No Porto da Barra ele pode ser encontrado na Paella do Atapus ou no Risoto de Frutos do Mar do Belli Belli.

Raviolone com camarão, alho-poró e cogumelo fresco do Primitivo
Sorrentinos de camarão alla bagna cauda do La Dolce Vitta
Linguine de açaí com frutos do mar do Tierra Chica

Mas é na Turíbio de Farias que o camarão aparece como a estrela de vários pratos. Na batata rostie com quatro queijos do Cantinho da Batata. Salteado com molho especial de mostarda, mel e papoula, acompanhado de batata baroa no Camarão John do Japa Expresso. Empanado com coco e coberto com cream cheese, acompanhado de molho de maracujá e geleia de pimenta do Neo. Flambado na cachaça, com leite de coco, gengibre, limão e pimenta vermelha, acompanhado de arroz de coco queimado e purê de inhame no Mofaia Bar.

Batata rostie de camarão com quatro queijos do Cantinho da Batata
Camarão empanado com coco e coberto com cream cheese do Neo

Tem camarão também no ceviche do Chilenazo. Em prato tailandês, como o Coconut curry Thai do Taverne 67, também com lulas, legumes, leite de coco e caldo de peixe. No pastel do Restaurante do David. Na Moqueca de frutos do mar do Mineiro Grill. Nos diferentes risotos do Noi, Buzin e Lorenzo, cada um combinado com ingredientes diferentes. No Talharim caseiro com abobrinha da La Barceloneta ou trufado com creme de baroa no Travessa 88 Snack Bar. Ou seja, não vai faltar opcão nesse festival.

Ceviche do Chilenazo: peixe e camarão
Pastel de camarão do Restaurante do David: um clássico
Talharim com camarões e abobrinha do La Barceloneta
Risoto de frutos do mar com linguini de palmito do Buzin

Já quem prefere Polvo, vai encontrar dois pratos especiais como o Arroz de Polvo cozido na cerveja do Zuza ou os Mini Polvos Terramar do Octopous onde eles vêm acompanhados de polenta cremosa, tomate confitado e azeite de ervas. Imperdíveis!

Mini polvos Terramar do Octopous
Arroz de Polvo cozido na cerveja do Zuza

O 18º Festival Gastronômico de Búzios acontece de 5 a 14 de julho de 2019 na Rua das Pedras, Orla Bardot, Rua Manoel Turíbio de Farias, Porto da Barra, Praça e Lagoa dos Ossos. As porções degustação custam R$18,00 (entradas e sobremesas) e R$22,00 (pratos principais).

Mais informações em http://www.festbuzios.com.br ou no app gratuito Deguste Búzios disponível em sistema Android e iOS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s