Abrace Búzios fará conscientização para prevenção de câncer durante o 18° Festival Gastronômico de Búzios

Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) realizada para o biênio 2018/2019 apontou que cerca de 600 mil novos casos devem surgir neste ano. Os números são preocupantes e em Búzios há quatro anos a Associação Buziana de Apoio a Pessoas com Câncer – ABRACE – foi criada com o intuito de contribuir com a rede oncológica da região e dar suporte a pacientes e suas famílias, além de realizar ações de conscientização para a prevenção da doença.

À frente da instituição está Penha Acioly, jornalista que começou seu trabalho no segmento sendo voluntária na ONG Amigas da Mama, em Cabo Frio, e durante uma palestra realizada em Búzios percebeu a necessidade da criação de uma associação que pudesse atuar diretamente na cidade. “No início tivemos a adesão de muitas pessoas, mas como o trabalho é todo realizado por voluntários, hoje enfrentamos dificuldades pois muitos deles não deram continuidade”, afirmou. Em compensação os números de casos atendidos pela associação só aumentam. Nos últimos dois anos foram mais de 300 pacientes.

“Nosso objetivo principal é dar suporte aos pacientes e familiares, agilizando exames, buscando medicamentos, fraldas e o que for necessário durante o tratamento para pessoas com dificuldades financeiras, além de amparar psicologicamente toda a família. Também atuamos na prevenção, realizando palestras de conscientização principalmente nos casos de mama e próstata, que são os que possuem maior incidência aqui na região”, destacou Penha. A associação também integra a Frente Estadual de Combate ao Câncer de Mama (FECCMRJ).

Voluntárias da FECCMRJ: combate ao câncer

Atualmente a ABRACE conta com uma assistente social e uma psicóloga. Penha ressaltou também que a associação consegue um bom encaminhamento com a Prefeitura de Búzios para pacientes que necessitem de fisioterapia. A sede da instituição conta ainda com um bazar e brechó, resultado de doações recebidas e que são responsáveis por manter a instituição, além dos sócios contribuintes. Durante o 18º Festival Gastronômico de Búzios voluntários da associação estarão na Lagoa dos Ossos vendendo brigadeiros gourmets e também fazendo um trabalho de conscientização para a prevenção da doença.

A ABRACE Búzios fica na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, 5400, loja 5. Informações e doações: (22) 26231903

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s